Sobre a importância da Anestesiologia na Medicina Veterinária

Por Priscila Vaz, Médica Veterinária – CRMV / GO 05582

Em primeiro lugar e acima de tudo os anestésicos aliviam a dor e induzem a o um relaxamento muscular que é essencial para uma cirurgia segura. O conceito de anestesia se refere a perda total da sensibilidade em todo organismo ou parte dele, induzida por agentes farmacológicos que deprimem a atividade dos tecidos nervosos localmente ou centralmente.

A arte de anestesiar, trata-se de fazer dormir e acordar o paciente sem dor e sem traumas promovendo o bem estar durante o ato cirúrgico com a completa monitoração dos sinais vitais.  O emprego de vários métodos de monitoração aumenta o fator de segurança da anestesia, pois permitem identificar a tempo uma eventual alteração fisiológica que coloque em risco a vida do animal.

Contamos com monitores multiparamétricos para aferir a frequência cardíaca, eletrocardiografia, temperatura, saturação de oxigênio, as pressões  arteriais sistólica, diastólica e média e analisador de gases para capnometria e fração inspirada e expirada dos gases anestésicos.

Sempre trabalhamos com uma anestesia balanceada afim de diminuir os efeitos colaterais dos fármacos anestésicos.

A anestesia pode ser injetável ou inalatória associada à técnicas de bloqueios locorregionais. A vantagem da anestesia inalatória é que além de permitir um melhor controle do plano de anestesia, permite uma indução e recuperação mais rápidas, sendo a de eleição para pacientes debilitados portadores de hepatopatias e nefropatias. Assim como para os pediátricos, gestantes e geriátricos.

O estudo da anestesia veterinária envolve o campo do manejo e controle da dor. Portanto todos os pacientes são tratados para a dor durante os períodos trans-cirurgicos e pós-cirurgicos imediatos. Lembrando que a dor pós-operatória não tratada pode evoluir pra a  dor crônica em até 10% dos pacientes.

Priscila Vaz é Graduada em Medicina Veterinária pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (IUESO – GO) e Especialista em Anestesiologia Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ – USP).